Islândia

Svala

08 de fevereiro de 1977

Reykjavík, Islândia

Biografia

Svala Björgvinsdóttir, também conhecida como Kali, é uma cantora e compositora islandesa. Começou na música ainda criança, influenciada por seu pai Bo Halldórsson (ESC 1995). Aos sete anos, gravou backing vocals para um disco de seu pai e, aos nove, teve seu primeiro sucesso, uma canção natalina que chegou ao topo das paradas locais.
 
Quando tinha 16, Svala formou a banda Scope, com dois djs e um produtor. O projeto lançou um cover da canção "Was That All It Was" e se tornou um sucesso, fazendo com que a cantora assinasse contrato com uma importante gravadora. Dois anos depois, começou a trabalhar com o produtor escocês Ian Morrow e, durante a faculdade, viajou diversas vezes para Londres e Glasgow para compor e gravar seu disco de estreia. Em 1999, assinou um contrato com as americanas EMI e Priority Records, sendo um dos maiores contratos já feitos por um artista islandês.
 
Depois de se mudar para Los Angeles, em 2000, trabalhou com alguns dos melhores produtores da época para lançar The Real Me, seu disco solo de estreia; o trabalho chegou às paradas da Billboard, recebeu disco de platina na Islândia e foi muito bem recebido na Alemanha, na Espanha e no Japão. Com o fim da gravadora Priority Records, Svala voltou a seu país, começou a trabalhar em seu próximo álbum, que foi produzido por seu pai. Em 2006, junto com seu marido e seu irmão mais novo, formou o projeto de música eletrônica Steed Lord, que rapidamente fez sucesso dentro e fora da Islândia. Em 2008, sofreram um grave acidente de automóvel, que fez com que eles dessem uma pausa de alguns meses em sua carreira. Depois de recuperados, o Steed Lord viajou aos Estados Unidos, onde fizeram uma turnê ao lado de Chromeo.
 
Além de todos esses projetos musicais, Svala é uma das mentoras do The Voice Islândia e tem sua própria coleção de roupas, chamada Kali.


Festivais


Últimas Notícias


Lançamentos


Traduções


Links

x Close

Curta nossa página no Facebook