Eurovision

Rússia ainda não escolheu seu representante

Participação russa no certame é incerta

04 de Março de 2017 - por Guilherme Pavanello
04 03 2017

Segundo o site ESCKAZ, os artistas e times de produção que se ofereceram para a emissora russa (Channel One) como possíveis entradas para o Eurovision 2017 foram notificados sobre uma possível retirada.

Entre os times de produção, se destaca o time de Philipp Kirkorov (Rússia 1995 e produtor da última participação russa), o qual pediu pra emissora boicotar o festival. Em entrevista, ele comentou:

Há um nítido preconceito com a participação russa, e eu não tenho interesse de lidar com uma organização que ignora meu país, fazendo-o de forma má e rude. E eu vos recomendo a diminuir o interesse no concurso até que eles organizem as coisas. Eu não mandaria ninguém este ano!

No entanto, o motivo principal da ausência russa na edição de 2017 seria a falta de garantia da organização ucraniana com a delegação russa, devido aos conflitos políticos atuais entre ambos os países. Vale ressaltar que a segurança das delegações é o primeiro assunto a ser discutido entre a EBU e a organização do país-sede. Em entrevista, Jon Ola Sand (Supervisor executivo do Eurovision) declarou:

Todos que vão para Kiev terão sua segurança garantida. As autoridades ucranianas entendem que qualquer incidente (em principal com a delegação russa) podem causar perdas para a Ucrânia. O melhor a fazer é confiar na segurança do país-sede, e é o que estou fazendo

Apesar disso, a imprensa russa está averiguando a opinião pública sobre uma possível retirada do concurso. Em maio de 2016, foi feita uma enquete e, de acordo com a opinião pública, 52% dos votantes seriam contra a participação russa no Eurovision 2017, e atualmente esse desejo só vem aumentando. Na próxima segunda-feira (06/03), durante o programa Pust’ Govoryat (Deixe-os falar, em tradução livre), eles abordarão o tema “A Rússia deverá participar do Eurovision?”.

Até o momento, a entrada russa ainda não foi escolhida. Vale lembrar que dia 13 é a data-limite para as delegações enviarem os dados acerca de suas participações para o comitê da EBU. Caso não o façam, a emissora deverá pagar uma taxa por atrasos.


Rússia no Eurovision

A Rússia estreou no Eurovision em 1994 e já venceu a competição uma vez, no ano de 2008, onde Dima Bilan representou o país com a canção ‘Believe’. Caso não participe, será a primeira vez desde 1999 que o país não está presente no certame. Relembre a última participação russa, Sergey Lazarev com You are the only one

Fonte: ESCKAZ

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook