Eurovision

Portugal está confiante no sucesso do Festival da Canção

Confira também o logo da competição

04 de fevereiro de 2017 - por Paulo K.
04 02 2017

O Festival da Canção 2017 terá duas semifinais, a 19 e 26 de fevereiro, e uma final em direto no Coliseu dos Recreios, no dia 5 de março. O vencedor representará Portugal no Eurovision, em maio, na Ucrânia.

A estatal portuguesa RTP promete um excelente show, sendo que seus produtores estão animados. A promessa é feita por Daniel Deusdado, diretor de programas da estação, que completará seis décadas na TV portuguesa durante o final do certame. Ele afirma:

 “O festival será o ponto alto das comemorações da RTP. Não é uma data qualquer, vamos transformar a final num evento ainda maior”, diz.

Julio Isidro, o presidente do júri do Festival da Canção, entre risos, afirmou:

“Como temos um Papa todo virado para a frente, que também gosta de cantar e de música, peçam ao nosso Francisco que a 13 de maio [data da final da Eurovisão, na Ucrânia], quando estiver em Portugal, faça uma oração por nós. Pode ser que não sejamos os últimos classificados.”

Para evitar que Portugal fique fora da final novamente, a RTP muniu-se de sangue novo e talentos do atual panorama musical. Muitos dos compositores, aliás, não seriam, à partida, associados a um festival da canção, como Rita Redshoes, Luísa Sobral, Noiserv, Samuel Úria, Nuno Gonçalves (The Gift), Pedro Silva Martins (Deolinda), Nuno Figueiredo (Virgem Suta), Márcia e Celina da Piedade, entre outros.

Estas duas últimas também participam como intérpretes, às quais se juntam vozes como Lena D”Água e concorrentes de talent shows (Fernando Daniel, Rui Drumond, Deolinda Kinzimba ou Salvador Sobral), por exemplo.

Um exemplo dessa renovação é o logo do Festival da Canção 2017, que demonstra que o festival está com cara mais moderna e atual. Confira:

Daniel Deusdado complementou que “Vai ser uma edição inesquecível”, que aposta na diversidade para a ementa do festival deste ano. Julio Isidro afirmou que “É muito bom que tenham sido convidados compositores das mais diversas áreas e de escalões etários diferentes”, reflentindo a animação do escalão da RTP para o sucesso do evento.

Participando como cantora e compositora, Márcia revelou que “já era necessário haver um festival que fosse uma celebração da música que representa o nosso panorama musical”. Luísa Sobral afirma seguindo o mesmo pensamento: “É uma ótima maneira de mostrar canções portuguesas, de autores portugueses, algo que estava a ser um pouco desperdiçado nos últimos anos“.

Catarina Furtado e Sílvia Alberto conduzem a final em direto do Coliseu, e caberá às duplas Sónia Araújo e José Carlos Malato e Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel apresentar, respetivamente, a primeira e segunda semifinais, nos estúdios da RTP.


Festival da Canção 2017

As semifinais do Festival da Canção decorrerão a 19 e 26 de fevereiro, enquanto a Grande Final acontecerá a 5 de março, servindo de palco para as comemorações do 60.º aniversário da estação pública. Pela primeira vez na história do certame, não existe a obrigatoriedade de cantar o tema em português, estando o concurso aberto a qualquer língua.

Fonte: Jornal de notícias / dn.pt
x Close

Curta nossa página no Facebook