Eurovision

Noruega confirma participação no Eurovision 2018!

Finlândia e Noruega são os únicos países que confirmaram participação para o evento do ano que vem

31 de janeiro de 2017 - por Paulo K.
31 01 2017

A Noruega é o segundo país a confirmar participação no Eurovision 2018, com a estatal NRK abrindo o seu processo de inscrições para o Melodi Grand Prix.

Stig Karlsen, realizador do Melodi Grand Prix, está convidando os artistas a enviarem músicas, sejam elas concluídas ou demos. A janela para inscrições está aberta até 10 de setembro. As regras afirmam que todos os cantores devem ter pelo menos 16 anos de idade completos em maio de 2018. Não há regras sobre a nacionalidade dos compositores para a competição dos próximos anos, mas a NRK afirmou que eles incentivam compositores e produtores noruegueses a participarem na seleção. Karlsen acrescentou:

Alguns dos melhores compositores do mundo vêm da Noruega, e é isso que nós agradecemos, quando estamos abertos para a recepção de músicas para o Eurovision Song Contest do ano que vem.

A Noruega ainda não anunciou os artistas que estarão competindo no Melodi Grand Prix 2017, mas já anunciou os anfitriões da competição. A final do Melodi Grand Prix 2017 será realizada no Oslo Spektrum, mesma sede desde 2015, havendo apenas um show.

O formato do Melodi Grand Prix está sendo alterado para 2017 com o retorno dos júris internacionais na votação. Entre 10 e 12 países de toda a Europa serão convidados a dispor de um júri na competição, uma vez que a Noruega espera que este seja um indicador melhor do sucesso no Eurovision. Após o fracasso de Agnete no Eurovision 2016, a NRK está focado em retornar ao sucesso no concurso.


A Noruega no Eurovision

A Noruega participa do Eurovision desde 1960 e já venceu a competição em três ocasiões: 1985, 1995 e em 2009. Vale lembrar que em 2009 a Noruega venceu a competição com o maior número de pontos na história no sistema de votação que vigorou até 2015, onde 387 pontos foram dados ao bielorrusso Alexander Rybak com a canção ‘Fairytale’, 174 a mais do que a segunda colocada, Islândia, o que também marcou a maior margem de pontuação para o segundo colocado naquele sistema. Relembre:

Fonte: NRK

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook