Eurovision

Julia Samoylova poderá se apresentar via satélite

Caso aconteça, será algo inédito na história da competição

23 de Março de 2017 - por Marcus Javarini
23 03 2017

As autoridades ucranianas anunciaram recentemente o banimento de Julia Samoylova de entrar na Ucrânia por um período de três anos. A cantora, que representaria a Rússia no Eurovision 2017 foi, então, desclassificada da competição em decorrência das leis do país anfitrião.

Entenda o caso 

Após todas as especulações, a EBU lançou uma nota em seu site oficial dando uma oportunidade para que a Rússia ainda participe da competição, mas sem entrar em território ucraniano. A ideia, caso realizada, será inédita na história do Eurovision. Leia a nota da EBU:

Tendo em conta que esta proibição pode ser apoiada pelas autoridades ucranianas, e para manter a natureza não política do Eurovision, a EBU tem trabalhado arduamente para encontrar uma solução para esta situação e tomou a iniciativa sem precedentes de oferecer à Channel One a oportunidade de Julia ainda participar do concurso deste ano, ao apresentar ao vivo na segunda semifinal via satélite. Se a entrada russa se qualificar para a Grande Final, a mesma solução seria aplicada. Isto é algo que nunca foi feito antes nos 60 anos de história do Concurso, mas, no espírito dos valores de inclusividade do Eurovision e do tema deste ano da celebração da diversidade, foi tomada a decisão de assegurar que todos os 43 participantes tenham a oportunidade de participar.

Jon Ola Sand, supervisor executivo da EBU, comentou o assunto:

Nós continuamos o nosso diálogo com as autoridades ucranianas com a ambição de ter todos os artistas presentes para se apresentar na cidade anfitriã, Kyev, que é, naturalmente, a nossa preferência. É importante que o Eurovision permança livre da política e, como tal, devido às circunstâncias que cercam a proibição de Julia, sentimos que é importante propor uma solução que transcenda tais questões. […] uma vez que a intenção da EBU é que todas as emissoras que tenham aceitado participar no ESC o façam, tal como aconteceu com todos os eventos anteriores na história do concurso.


Quem é Julia Samoylova?

Julia Samoilova nasceu em 07 de abril de 1989, em Ukhta. Cantora e compositora, a música foi que a ajudou a encarar sua vida em uma cadeira de rodas. Venceu várias competições musicais dentro e fora da Rússia e tornou-se realmente conhecida quando foi finalista do programa Factor A, de Alla Pugacheva (2013). Em 2014, cantou o tema dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Sochi.

Timeline-Russia

Fonte: Eurovision.tv
x Close

Curta nossa página no Facebook