Eurovision

Fãs noruegueses comentam as canções do MGP 2018

Lista será divulgada na segunda-feira

12 de Janeiro de 2018 - por Fabiana Silva
12 01 2018

A NRK, emissora da Noruega responsável pelo Eurovision, convidou alguns membros da OGAE local e do site ESC Norge para ouvir, em primeira mão, as dez concorrentes do Melodi Grand Prix 2018. A primeira impressão é de que o nível está melhorando e está cada vez mais próximo de 2009/2010. Mandy Pettersen, do ESC Norge, comentou:

A minha sensação é muito melhor do que tem sido por um longo tempo. Aqueles que desejam o nível de 2010 provavelmente saberão que estamos nos aproximando disso. Das 10 músicas do ano, não há uma delas que eu não gosto, algumas são, obviamente, melhores do que outras, mas, em geral, essa foi uma verdadeira viagem.

[…]

As músicas deste ano são modernas […] Há também algumas grandes surpresas e está bastante claro que NRK está com muita vontade de organizar o Eurovision em casa novamente.

Anders M. Tangen, do site Eurovision Harlekin, descreveu cada uma das propostas que ele ouviu:

  • Canção #1:
    Uma boa canção pop, com refrão cativante. Mid-tempo com um belo arranjo. Uma favorita pessoal na lista, mas é difícil que ela ganhe por causa da forte concorrência.
  • Canção #2:
    Um ato que esteve na lista de desejos de muitos fãs. Uma canção dançante que transborda luz do sol, mas lhe falta um refão mais claro. Fica um tanto repetitiva. Em relação ao estilo musical, é bem similar a “Despacito”.
  • Canção #3:
    Não faz meu tipo, porque não sou tão fã de funk. Seu ritmo tem como base o baixo e é dançante, com um refrão cativante. Ainda assim, provavelmente não é forte o suficiente para ganhar.
  • Canção #4:
    Uma canção inspirada na Motown, com toques de hip-hop moderno. É, na verdade, tão bom que provavelmente vai agradar tanto aos fãs do tradicional disco/soul quanto os de hip-hop/rap. Um refrão perigoso que, provavelmente, irá animar o Oslo Spektrum e, provavelmente, as paradas de sucesso.
  • Canção #5:
    Gostem ou não, o estilo “russelåt” é uma importante parte da cultura norueguesa. Este é o tipo de canção que será tocada inúmeras vezes depois que for lançada. A canção é em norueguês, com uma letra razoavelmente original, que é supostamente baseada em uma história real. E não consigo lembrar de nenhuma canção do MGP que tenha tratado desse assunto. Uma canção irritantemente chiclete, que me faz lembrar do bom e velho grupo Bjelleklang (MGP 1998).
  • Canção #6:
    Estou muito feliz em ver este particular ato de volta ao MGP. É disco puro, com referências a “Get Lucky”, do Daft Punk.
  • Canção #7:
    Um canção pop mid-tempo, com um leve toque de rock e um refrão cativante. A performance pode dar a ela um impulso, muito por causa do/a artista.
  • Canção #8:
    Uma canção com potencial para vencer o Eurovision, se for mandada para Lisboa. É simplesmente tão grande e lindamente produzida. A canção é interpretada por um cantor desconhecido, mas sou um grande fã do compositor, e não estou nem um pouco desapontado. O mais perto que teremos de uma balada na lista deste ano. Uma canção poderosa.
  • Canção #9:
    Muitas pessoas ficarão muito felizes em ver este/a artista na lista. Um/a artista bastante experiente, que compõe a maioria de suas canções, que são típicas da rádio P3. A canção traz a marca dos compositores, que são bem reconhecidos na indústria musical norueguesa. No entanto, não está entre os meus favoritos.
  • Canção #10:
    Uma canção um pouco jazzística, com um toque de The Blues Brothers. Extremamente dançante e com uma produção moderna. Bem original. Potencial vencedora do ESC se for mandada para Lisboa.

Com base nos comentários, nos boatos e em algumas ‘stalkeadas’, a equipe do ESCPedia fez previsões de quem interpretará algumas das canções.

  • Canção #1 – Charla K
  • Canção #2 – Adelén ou Alejandro Fuentes
  • Canção #4 – Stella Mwangi
  • Canção #6 – Aleksander Wallmann
  • Canção #7 – Vidar Villa
  • Canção #8 – composta por Kjetil Mørland e interpretada por Mr. Little Jeans (Monica Birkenes)
  • Canção #9 – Ida Maria – “Scandilove”
  • Canção #10 – envolvimento de Alexander Rybak

Obs.: são apenas previsões, nenhum destes nomes está confirmado!


Melodi Grand Prix 2018

A Melodi Grand Prix 2018 acontecerá no dia 10 de março, no Oslo Spektrum, e será apresentado por Kåre Magnus Bergh e Silya. Os dez competidores, bem como suas canções, serão revelados no dia 15 de janeiro.

Fonte: ESC Norge e Eurovision Harlekin

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook