Eurovision

Estes serão os potes da alocação das semifinais do Eurovision 2018

Acontece dia 29 de janeiro

12 de Janeiro de 2018 - por Fabiana Silva
12 01 2018

A EBU revelou hoje que países estarão em cada um dos potes da alocação das semifinais do Eurovision 2018. Ao todo, 37 nações saberão em qual semifinal elas deverão se apresentar, bem como em que parte de tal semifinal – primeira ou segunda; já as outras seis nações (Big-5 e Portugal) saberão em qual semifinal elas deverão votar. Além disso, será oficializada a troca da cidade-sede – o prefeito de Kiev, Vitali Klitschenko, entregará a insígnia para Fernando Medina, prefeito de Lisboa.

Assim como de costume, os países foram divididos em seis potes, com base em um histórico de votação calculado pela parceira oficial de televoto Digame. Este tipo de atitude reduz as chances do chamado ‘block voting’, quando os países vizinhos votam entre si por afinidade. 19 atos competirão na primeira noite, enquanto 18 estarão na segunda noite. Estes serão os seis potes:

  • Pote 1: Albânia, Macedônia, Montenegro, Eslovênia, Croácia, Sérvia e Suíça
  • Pote 2: Dinamarca, Finlândia, Noruega, Islândia, Irlanda e Suécia
  • Pote 3: Armênia, Azerbaijão, Belarus, Geórgia, Rússia e Ucrânia
  • Pote 4: Hungria, Chipre, Grécia, Romênia, Moldávia e Bulgária
  • Pote 5: Israel, Austrália, Tchéquia, Malta, Áustria e San Marino
  • Pote 6: Bélgica, Holanda, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia

O sorteio de alocação das semifinais será realizado no dia 29 de janeiro, a partir das 10h (horário de Brasília) na sede da Prefeitura de Lisboa. Silvia Alberto e Filomena Cautela serão as apresentadoras do evento.


Mais detalhes sobre o Eurovision 2018

A RTP também revelou detalhes de alguns eventos-chave das duas semanas eurovisivas: a Eurovillage, o Euroclub e a festa de abertura Evento da competição em Lisboa. Seguindo o tema do festival deste ano, todos esses eventos acontecerão na área costeira de Lisboa.

A Eurovillage estará na Praça do Comércio, a mais emblemática praça de Lisboa. Ela será aberta a partir de 4 de maio e contará com uma tela grande para que o público assista aos shows ao vivo. Também será o principal centro para atividades de patrocinadores e de uma série de performances ao longo das duas semanas.

O Euroclub, o lugar para se divertir durante o Eurovision, será na Lust in Rio, em Cais do Sodré, muito perto da Eurovillage. Também começa a funcionar em 4 de maio, com o horário exato a ser confirmado nos próximos meses.

A cerimônia de abertura acontecerá no domingo, 6 de maio. As 43 delegações participantes caminharão ao longo de um tapete azul especial, que estará localizado no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), antes da recepção, que terá lugar no Museu da Eletricidade de Lisboa.


Eurovision 2018

O Eurovision 2018 acontece nos dias 8, 10 e 12 de maio, em Lisboa, Portugal. 43 países farão parte da competição, igualando os recordes de 2008 e 2012.

Fonte: Eurovision.tv

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook