Eurovision

EBU desmente participação de Kosovo

Não será dessa vez

07 de Abril de 2016 - por Marcus Javarini
07 04 2016

Como foi publicado ontem, o site kossovar Koha divulgou a informação de que a RTK foi convidada pela EBU para participar do Eurovision 2017. A resposta da entidade veio logo: Kosovo não irá estrear no festival, já que a estatal do país não é membro ativo.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que um boato referente a Kosovo corre pela mídia. Ao final do Eurovision 2015, o político Petrit Selimi divulgou a informação da estreia do país, o que também foi prontamente desmentido pela EBU.


O Kosovo e o Eurovision

O Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008 e é reconhecido como país por 34 das 50 nações da Europa. A emissora estatal do país, RTK, tenta há alguns anos participar do Eurovision, algo que não consegue por não ser membro ativo da EBU. O país, contudo, conseguiu status de observador na competição, podendo enviar uma delegação não competitiva ao festival.

Em 2011, a EBU abriu-lhes uma exceção e os permitiu competir no Eurovision Young Dancers, porém Tringa Hysa não passou da semifinal. Além disso, em 2012, a kossovar Rona Nishliu representou a Albânia no Eurovision, conquistando o melhor resultado do país na história com a canção “Suus“.

Fonte: Eurovoix

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook