Eurovision

Canção da Macedônia deverá ser de compositor internacional

Jana Burčeska representará o país

29 de janeiro de 2017 - por Marcus Javarini
29 01 2017

Foi publicado hoje no twitter oficial da emissora estatal da Macedônia, a MRT, que a escolha da canção do país para o Eurovision 2017 já está praticamente decidida. Além disso, foi informado que os compositores da canção não são do país.

Vale lembrar que a emissora encerrou as inscrições para a canção em dezembro e recebeu pouco mais de 100 propostas. Anteriormente, a estatal tinha dito que buscava uma canção que fosse moderna e que, ao mesmo tempo, incorporasse a cultura nacional macedônia. Ainda não se sabe quando a canção de Jana Burčeska para o Eurovision será revelada ao público.

Confira a entrevista do ESCPedia com Jana Burčeska clicando aqui

Um fato que pode – ou não – ter influenciado na escolha de um compositor internacional é a imposição da ZAMP de impedir artistas e compositores de aparecerem nos meios de comunicação estatais do país. A Associação de Proteção dos Direitos Autorais de Música da Macedônia, conhecida como ZAMP, proibiu as redes de rádio e TV do país de reproduzirem qualquer música dos autores e artistas da associação. A motivação vem contra a uma outra associação, a SOKOM-MAP, que recebeu uma licença do Ministério da Cultura para cobrar taxas às emissoras em nome dos artistas. Dentre os associados da ZAMP estavam os compositores da canção concorrente da Macedônia no Junior Eurovision 2016, o que quase fez com que o país se retirasse da competição.


Quem é Jana?

Jana Burčeska, de apenas 23 anos, começou sua carreira na primeira temporada da versão macedônia do Ídolos (2010), programa no qual ficou em quinto lugar. Em 2011, foi embaixadora da campanha “Juntos pelas escolas sem violência“, da UNICEF; também esteve presente nas edições de 2012 e 2013 do Skopje Fest, onde interpretou “Bi bila tvoja” e “Love“, respectivamente.

Fonte: Eurovoix
x Close

Curta nossa página no Facebook