Junior Eurovision

Bandeira do Nagorno-Karabakh está banida no Junior Eurovision 2017

Região de disputa entre Armênia e Azerbaijão

15 de novembro de 2017 - por Marcus Javarini
15 11 2017

A EBU divulgou recentemente um comunicado onde afirma que bandeiras do Nagorno-Karabakh estão banidas de entrar no Palácio Olímpico de Tbilisi, onde ocorrerá o Junior Eurovision 2017 no dia 26 de novembro. As informações são da imprensa local do Azerbaijão. Segundo a nota da EBU:

A EBU tem o direito de desautorizar qualquer bandeira que represente um problema para a transmissão ao vivo do concurso. Isto inclui qualquer bandeira que seja ofensiva ou de natureza política ou comercial.

A medida foi tomada pela entidade uma vez que o representante da Armênia, Misha Grigoryan, nasceu na região, que está em disputa entre o país e o Azerbaijão. Após a dissolução da União Soviética nos anos 90, algumas regiões declararam independência ou foram contestadas por mais de um país, como é o caso do Nagorno-Karabakh, da Ossétia do Sul (Geórgia), Abecásia (Geórgia) Transnístria (Moldávia) e outras.


O Nagorno Karabakh no Eurovision

A região já foi motivo de algumas tensões no Eurovision. Em 2009, quando a competição foi sediada em Moscou na Rússia, o postcard da Armênia continha um monumento situado no Nagorno-Karabakh. Após a veiculação do postcard, a delegação do Azerbaijão se mostrou insatisfeita com a situação. Como protesto, a porta voz dos votos da Armênia mostrou novamente uma imagem do monumento em sua prancheta ao anunciar os pontos do país.

Em 2016 a representante da Armênia, Iveta Mukuchyan, acompanhou o anúncio dos classificados de sua semifinal com a bandeira da região de disputa. Após o ocorrido, a EBU divulgou publicamente que a delegação da Armênia sofreria punições caso entrassem novamente a bandeira da região na arena.

Além das tensões na competição envolvendo o Nagorno-Karabakh, é importante lembrar que a primeira vitória da Armênia no Junior Eurovision foi conquistada por um nativo. Em 2010, Vladmir Arzumanyan levou o troféu para casa com ‘Mama‘. Relembre:

Fonte: ESC Portugal
x Close

Curta nossa página no Facebook