Eurovision

Polêmica com as escolhas para o Krajowe Eliminacje 2018

Poloneses não estão satisfeitos com a lista final do Krajowe Eliminacje

13 de Fevereiro de 2018 - por Paulo K.
13 02 2018

Divulgados os concorrentes do Krajowe Eliminacje 2018

Depois anúncio dos participantes do Krajowe Eliminacje 2018, centenas de eurofãs utilizaram as contas oficiais da TVP nas redes sociais para manifestaram o seu desagrado pelo fato de Clöide e United States of Emotion não estarem na lista dos escolhidos.

Os seguidores do concurso criaram mesmo uma petição que conta, até ao momento, com mais de 350 assinantes, como pode verificá-lo AQUI, pedindo o aumento de finalistas de 10 para 15 candidatos.

Contudo, a revolta contra a TVP e os moldes de seleção para o Krajowe Eliminacje 2018 não para. A cantora Ramona Rey utilizou as redes sociais que a sua candidatura “EUVI” foi recusada pela emissora polaca, por ter sete palavras em francês na sua composição. Apesar das regras oficiais contemplarem “a não restrição de idioma das canções”, o regulamento sugeria que as candidaturas fossem em “polonês ou inglês”.

No entanto, a canção “Love Is Stronger”, interpretada pelo grupo IFI UDE_, contem uma frase interpretada em igbo, língua falada por mais de 20 milhões de pessoas na Nigéria.

A final do Krajowe Eliminacje 2018 acontecerá a 3 de março, contando com 10 participantes.  O representante polaco em Lisboa será escolhido pelo televoto (50%) e por um júri (50%).


Polônia no Eurovision

A Polônia estreou-se na competição em 1994, tendo participado em 20 ocasiões, destacando-se o segundo lugar alcançado na estreia. Depois da ausência em dois anos, em 2012 e 2013, o país conquistou a classificação para a Grande Final nas últimas quatro participações.

Em Kiev, Kasia Mos representou o país com “Flashlight” terminando em 22.º lugar com 64 pontos. Recorde a canção abaixo:

Fonte: ESC Portugal
x Close

Curta nossa página no Facebook