Notícias

Türkvizyon 2017 – O que sabemos até agora?

Veja como está o andamento do concurso até agora.

06 de junho de 2017 - por Jonatas Costa
06 06 2017

Como sabemos, a edição de 2016 foi adiada para março de 2017, depois adiada para setembro do mesmo ano e adiada novamente para os dias 29 e 31 de agosto desse ano e ocorrerá no Velódromo Saryaka na capital do Cazaquistão, Astana, junto com a EXPO 2017.


Participantes

Até agora, 14 países e regiões marcaram presença na edição desse ano, entre os participantes estreantes estão, Suécia, Moldávia, PolôniaLetônia, Holanda e Stavropol Krai (federação russa). Veja a lista completa aqui. Alguns países e repúblicas russas já anunciaram seus representantes, como: Alemanha, Gagauzia, Moldávia, Holanda, Polônia, Suécia e Stavropol Krai.


Preparação dos artistas

Alguns participantes têm mostrado um pouco de sua preparação para o Türkvizyon, como o representante da Alemanha, Seyran Ismayilkhanov, que através de sua conta no Facebook postou uma foto com seu produtor musical e anunciou quando o concurso irá realizar-se.

A representante da Polônia, Olga Shimanskaya, diz estar bem focada em sua participação no concurso,ela revelou alguns detalhes sobre sua entrada que se intitula: Masal Gibi Bu Dunya. Sua música é uma balada romântica como um instrumental oriental. Olga também diz ser uma pessoa muito ambiciosa e que se ela quer algo, ela luta pelo seu objetivo, e seu objetivo agora é vencer o Türkvizyon 2017. Sobre seu figurino, a representante da Polônia disse que não irá revelar até estar no Cazaquistão. Shimankaya também já tentou representar Belarus no Eurovision há algum tempo.

Pelageya Stefoglo, representante da Moldávia revelou como será sua performance, a cantora estará acompanhada por dançarinas orientais. Sua performance foi inspirada pelo seu amor pela série turca, Muhtesem Yüzyil. Seu figurino foi bordado à mão e criado a partir de milhares de cristais Swarovski e miçangas de vidro. No total, seu vestido pesa mais de 3kg. Pelageya interpretará Yallah Yallah! escrita por Gunesh, representante de Belarus na edição do concurso em 2013 no qual foi vice campeã.

Fazile Ibrahimova, representante da Ucrânia na edição de 2013, voltará ao concurso, mas como jurada, ela fará parte do corpo de jurados da Crimeia.

Veja a lista de artistas já escolhidos:

  • Alemanha – Seyra Ismayilkhanov
  • Gagauzia – Yulia Arnaut – Gemençä
  • Holanda – Elcan
  • Moldávia – Pelageya Stefoglo – Yallah Yallah!
  • Polônia – Olga Shimanskaya – Masal Gibi Bu Dünya
  • Stavropal Krai – Islam Satyrov
  • Suécia – Arghavan – Dirçalis

 


Estados Unidos no Türkvizyon?

O ministro da Cultura e da Juventude do Cazaquistão, Arystanbek Mukhamediuly, fez um discurso no dia 22 de maio e incluiu o Türkvizyon em seu pronunciamento. Ele disse:

“No fim de agosto, o Cazaquistão será o anfitrião do Türkvizyon Song Contest. O concurso visa promover a cultura turca, expandir a esfera de influências de músicos turcos, criar um espaço cultural comum e estabelecer relações amigáveis entre povos e países.

Esta é uma competição única, que agora ultrapassa o Eurovision em termos de alcance e significado dos telespectadores. Estamos acostumados a pensar que os países turcos são os países da Ásia Central, Turquia ou parte da  Mongólia, mas nós esquecemos que a população de idioma turco também vive nos EUA, na Macedônia e na Europa, três anos atrás, quando este concurso foi realizado em Kazan, os participantes eram mais de 56 países, portanto é uma grande honra para nós que conduzamos uma competição tão popular no âmbito da EXPO. Isso atrairá atenção para nós. Graças a tais eventos, o mundo inteiro saberá sobre o Cazaquistão.”

Fonte: eurovoix.com / escapenews.org

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook