Eurovision

Sérvia opta por seletiva nacional para 2018

A música deverá ser interpretada em um idioma local.

19 de agosto de 2017 - por Marcus Javarini
19 08 2017

A estatal sérvia RTS anunciou hoje os planos do país para o Eurovision 2018. O próximo representante da Sérvia será decidido através de uma seletiva nacional, o Eurosong. Vale lembrar que em 2016 e em 2017 o país optou por escolher o representante internamente e não obteve resultados satisfatórios.

Os interessados em participar da seletiva nacional deverão fazer sua inscrição até o dia 20 de outubro e não há necessidade de o compositor ser cidadão sérvio. O contrário serve para os intérpretes, estes deverão ter nacionalidade no país. Além disso, as músicas deverão ser cantadas em um dos idiomas oficiais, sendo eles o sérvio, húngaro, eslovaco, romeno, croata, russo e albanês. A medida foi tomada para “desenvolver e melhorar a criatividade musical no âmbito da música popular do país”. 

Após o período de candidaturas, um painel de jurados formado pela RTS irá analisar todas as propostas enviadas e selecionará as dez melhores para concorrer na seletiva televisionada. Desta vez, o público não poderá votar no programa e o vencedor ficará totalmente a cargo dos jurados.

A regra da língua na seletiva vem após Salvador Sobral ter vencido o Eurovision com uma música interpretada inteiramente em português. Antes dele, a última vencedora a levar o título com uma música em não-inglês foi a própria Sérvia em 2007 com ‘Molitva’, interpretada por Marija Šerifović. Relembre:


A Sérvia no Eurovision

A Sérvia estreou no Eurovision como nação independente de Montenergo em 2007, mesmo ano em que venceu a competição. Quem representou o país naquele ano foi Marija Serifovic com a canção ‘Molitva’. Desde então o pais vem obtendo resultados medianos na competição, tendo destaque em 2012 com Željko Joksimovic, que obteve o terceiro lugar com a canção ‘Nije ljubav stvar’. Em 2017, a Sérvia foi representada por Tijana Bogićević, que não se classificou para a final com sua música ‘In too deep’.

Fonte: ESC Portugal

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook