Eurovision

Romênia se inscreveu no Eurovision

Eles poderão participar?

21 de setembro de 2016 - por Marcus Javarini
21 09 2016

Apesar dos escândalos envolvendo a participação da Romênia no Eurovision 2016, foi confirmado hoje que a estatal TVR se inscreveu para participar da próxima edição do festival. As informações são do site Evz.ro. Em entrevista, a presidente da emissora, Irina Radu, afirmou que a estatal enviou toda a documentação necessária para estar em Kiev e torcem para que eles sejam aceitos na competição.

É importante lembrar que, apesar do pagamento da dívida, não foi informado pela EBU se a emissora ainda continua sendo um membro ativo. No site oficial da organização, a TVR ainda aparece na lista de membros, como pode ser visto aqui.


Entenda o caso

Em abril, a Romênia foi desclassificada do Eurovision 2016 devido a dívidas com a EBU que chegavam a 16 milhões de francos suíços (cerca de R$ 57 milhões). Como a TVR não fez o pagamento no prazo estipulado, a emissora perdeu todos os direitos de membro ativo, não podendo participar e transmitir o Eurovision, além de perder os direitos de transmissão de alguns canais, como o Eurovision News. Na ocasião, Ovidiu Anton representaria o país com “Moment of silence“.

Em julho, a TVR quitou todas as dívidas com a EBU, portanto ainda não se sabe se o país está apto a participar novamente das competições.


A Romênia no Eurovision

A Romênia participa do Eurovision desde 1994, tendo marcado presença em 17 edições. O país nunca ficou fora da final e foi terceira colocada em duas oportunidades: 2005 e 2010. Relembre a participação de Paula Selling & Ovi em 2010, com a canção “Playing with fire“:

Fonte: Eurovoix

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook