Eurovision

Revelados os detalhes da seletiva francesa

Mission Eurovision

21 de junho de 2017 - por Marcus Javarini
21 06 2017

Os rumores acerca do processo seletivo francês acabaram por se confirmar. A estatal do país, France Televisions, anunciou hoje através do chefe de delegação do país que a emissora realizará uma seletiva nacional pública para definir o representante da França na próxima edição do Eurovision, que acontecerá em maio em Portugal. Como já foi anunciado aqui pelo ESCPedia, a seletiva deverá se chamar Mission Eurovision e é um formato criado em parceria com a Endemol, empresa holandesa responsável por criar programas como The Voice, Topa ou não Topa e Big Brother. Apesar de confirmar o processo seletivo, ainda não foram divulgadas datas e nem o formato do programa.

As inscrições para a seletiva já estão abertas e todos os interessados podem submeter suas propostas clicando neste link. As regras para concorrer na seletiva são:

  • A canção não pode ter sido revelada antes de 01 de setembro de 2017;
  • A música não deve ter sido lançada comercialmente. Não deve ter sido publicada em redes sociais. No entanto, ela pode ter sido arquivada no SACEM ou escrita antes dessa data;
  • Deve ser interpretado por no máximo 6 artistas (intérpretes/cantores);
  • Não pode ter mais de 4 autores/compositores;
  • A música deve ter pelo menos 70% da letra em francês;
  • Os autores/compositores devem registar-se ou já ser registrado no SACEM.
*SACEM: Sociedade dos Autores, Compositores e Editores de Música.

A última seletiva nacional francesa aconteceu em 2014, quando a emissora responsável não era a France 2 mas sim a France 3. Na ocasião, três músicas concorreram no programa, que contou com a votação do público e de um juri. Os vencedores, Twin Twin, representaram a França naquele ano com ‘Moustache‘, terminando na última posição da final com apenas dois pontos. Relembre:


A França no Eurovision

A França é um país fundador do Eurovision e já venceu a competição cinco vezes: 1958, 1960, 1962, 1969 e 1977, além de ter atingido o segundo posto quatro vezes e o terceiro lugar sete vezes. Durante os últimos vinte anos, a França obteve péssimos resultados, a maioria deles dentre as últimas posições na competição. O quadro vem se revertendo desde 2016, uma vez que o país atingiu o 6º posto naquele ano e o 12º em 2017, onde Alma e sua canção Requiem, conquistaram a décima segunda posição na grande final. Reveja a performance:

Fonte: Eurovoix

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook