Junior Eurovision

MRT pode tirar o som de duas canções durante o Junior Eurovision

Problema com a associação de direitos autorais da Macedônia

22 de outubro de 2016 - por Fabiana Silva
22 10 2016

O problema entre a Associação de Proteção dos Direitos Autorais de Música da Macedônia (ZAMP) e as emissoras de rádio e tv do país tem mais um capítulo que atinge o Junior Eurovision. Depois da MRT não poder transmitir a estreia de “Love will lead our way“, tema com o qual Martija Stanojkovic representará o país em Malta, agora eles podem ser forçados a tirar o áudio não só de sua canção, mas também de “U la la la“, tema da Sérvia. A estatal pediu à ZAMP para abrir uma exceção, alegando que as crianças não devem ser envolvidas em um drama de adultos, porém, até o momento, a organização não se pronunciou sobre o assunto.

Além disso, o problema também fez com que a MRT cancelasse a edição 2016 do tradicional Skopje Fest. Ainda não se sabe se isso também tirará a Macedônia do Eurovision adulto.


Entenda o caso

A Associação de Proteção dos Direitos Autorais de Música da Macedônia, conhecida como ZAMP, proibiu as redes de rádio e TV do país de reproduzirem qualquer música dos autores e artistas da associação. A motivação vem contra a uma outra associação, a SOKOM-MAP, que recebeu uma licença do Ministério da Cultura para cobrar taxas às emissoras em nome dos artistas. Dentre os associados da ZAMP estão os compositores da canção concorrente da Macedônia no concurso infantil, motivo pelo qual a MKRTV não pode transmitir o tema na TV. A emissora já entrou em contato com a ZAMP para abrir uma exceção, caso contrário, a Macedônia poderá sair do Junior Eurovision.

Fonte: WiwiBloggs
x Close

Curta nossa página no Facebook