Eurovision

ONG’s solicitarão participação turca em 2017

Última participação da Turquia foi em 2012

17 de outubro de 2016 - por Marcus Javarini
17 10 2016

A Turquia receberá em breve uma solicitação para participar da próxima edição do Eurovision, que acontece em 2017 na Ucrânia. A iniciativa vem do povo tártaro residente no país através das ONG’S Plataforma Organizacional dos Tártaros da CrimeiaCultura dos Tártaros da CrimeiaAssociação Solidária. 

Os tártaros residentes na Turquia farão a solicitação à estatal TRT para que participe da competição que acontece na Ucrânia após Jamala vencer a competição em 2016 com a canção ‘1944‘, que aborda o tema da deportação do povo tártaro da Crimeia pela Rússia nos anos 40.

Com a mudança no sistema de votação, a expectativa é de que a Turquia retorne para a competição, visto que o país se retirou, em 2012, alegando que o sistema da época era injusto. Com a possível participação turca, o numero de países participantes no Eurovision 2017 poderá subir para 41. Confira a lista de países confirmados até o momento aqui.


A Turquia no Eurovision

O país estrou no Eurovision em último lugar em 1975. Após dois anos de fora da competição, a Turquia retornou à competição e desde então só esteve de fora 1994 até se retirar em 2013. Das participações do país, a Turquia detém uma vitória na competição, em 2003, onde Sertab Erener levou o troféu para casa com a canção ‘Everyway that i can’. Atualmente, a estatal do país, TRT, se recusa a participar da competição por alegar que o sistema de votação é injusto. Relembre a vitória do país:

Fonte: Eurovoix

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook