Eurovision

Turquia está fora do Eurovision 2018

Tudo não passava de rumores

07 de agosto de 2017 - por Marcus Javarini
07 08 2017

Após vários rumores que tomaram conta da imprensa acerca do retorno da Turquia no Eurovision 2018, tudo parece não ter passado de boatos, é o que afirma o governo turco. Segundo o Vice-Primeiro Ministro da Turquia, Bekir Bozdag, o país não fará o seu retorno na próxima edição do festival, a se realizar no mês de maio em Portugal. Em uma declaração, ele afirmou: “Não há nada sobre isso agora“.

Turquia já tinha representante para concorrer no Eurovision 2016

Os rumores acerca do retorno do país começaram logo após o Eurovision 2017, quando o comentarista turco Bülent Özveren afirmou em entrevista que a TRT tinha o interesse em retornar para a competição. Pouco tempo depois a vencedora do Eurovision 2003 pela Turquia, Sertab Erener, afirmou em uma transmissão ao vivo na sua conta pessoal no Instagram que a Turquia retornaria para o festival no ano que vem. Os comentários de Sertab desencadearam uma série de declarações de outros artistas turcos apelando para o retorno do país no Eurovision. Pra se ter uma ideia, a CNN turca chegou até mesmo a confirmar a presença do país no Eurovision 2018.

A cantora Hadise (Eurovision 2009) afirmou em entrevista que adoraria representar a Turquia novamente caso o país retornasse para a competição. Já a manda maNga (Eurovision 2010) fez um tweet indicando um possível interesse na competição, que foi desmentido posteriormente.

Apesar das declarações do Vice Primeiro Ministro, a estatal do país, TRT, não fez nenhuma declaração oficial confirmando ou negando sua presença no Eurovision 2018.


A Turquia no Eurovision

O país estrou no Eurovision em último lugar em 1975. Após dois anos de fora da competição, a Turquia retornou ao festival e desde então só esteve de fora em 1994, até se retirar em 2013. Das participações do país, a Turquia detém uma vitória na competição, em 2003, onde Sertab Erener levou o troféu para casa com a canção ‘Everyway that i can’. Atualmente, a estatal do país, TRT, se recusa a participar da competição por alegar que o sistema de votação é injusto. Relembre a última participação turca, em 2012, onde Can Bonomo chegou ao sétimo posto na final com ‘Love me back‘.

Fonte: Eurovoix

Veja mais sobre:

x Close

Curta nossa página no Facebook