Entrevistas

Jana Burčeska: “Minha amiga diz a todos que eu nasci no Brasil”

Cantora representará a Macedônia

14 de dezembro de 2016 - por Fabiana Silva
14 12 2016

English version here

Jana Burčeska1) Você começou sua carreira em 2011, com o Macedonian Idol. Como era sua vida antes do programa? Quando você descobriu que queria seguir uma carreira na música?

R: O Macedonian Idol foi a minha primeira exposição a um público mais vasto. (A vida) não mudou muito depois disso, mas se eu tiver que comparar, então eu diria que, antes, eu era uma garota normal do colégio. A única diferença depois do Idol foi a publicidade e o fato das pessoas me reconhecerem nas ruas. Antes do Idol, participei de um coral acadêmico, cantando como soprano, e de algumas bandas de garagem da escola. Eu sempre estive envolvida em peças escolares.

O maior responsável por reconhecer o meu talento foi meu professor de música da escola primária, Angel, e então minha professora de música do ensino médio, Julia, abriu meu apetite para performances ao vivo e para o canto. Eles me ajudaram muito e me ensinaram muitas coisas e por isso vou ser eternamente grata.

2) Como você se tornou a representante macedônia para a Eurovision 2017? Quem teve essa ideia e como foi a negociação entre a emissora e sua equipe?

R: A emissora nacional tomou uma decisão interna. Pelo que me foi dito, eles decidiram trabalhar comigo porque queriam um jovem artista com uma forte ética de trabalho. Estou feliz por me associarem com essas características. Não houve muita negociação, eles me chamaram para me informar o que eles decidiram e eu disse que sim imediatamente! 🙂

3) Sua escolha foi polêmica, principalmente porque a maioria dos fãs não são tão familiarizados com o seu nome, eles não sabem muito sobre você. Como você reagiu a isso? O que você está planejando fazer para provar que você é um excelente escolha para o seu país?

R: Eu esperava reações negativas e positivas. É a mesma coisa para cada escolhido. Eu acho que isso é normal e as pessoas vão continuar falando. Eles têm o direito.

Não considero um problema que eles não estejam familiarizados com meu nome. Muitos dos participantes do Eurovision estrearam no palco da Eurovision ou o usaram como um começo para uma carreira maior. Vamos considerar a vencedora da Alemanha em 2011 – Lena – como um exemplo. Ela era um novo nome e ainda conseguiu fazer o melhor.

O que eu pretendo fazer é trabalhar duro para melhorar a mim mesma em muitos níveis, e eventualmente provar para os céticos que eles estão errado! 🙂

Jana Burčeska4) A Macedônia não está tendo muito sucesso no Eurovision – só se classificou uma vez nas últimas nove edições e o seu melhor resultado da história foi um 12º lugar. O que você acha que seu país deve fazer para finalmente entrar no top-10? O que você acha que pode fazer para ajudá-los a chegar lá?

R: Na minha opinião, meu país precisa ser um pouco mais corajoso ao selecionar suas músicas. Precisamos de um som contemporâneo, seguindo as tendências mundiais da música.

Estou bastante confiante sobre minhas habilidades de comunicação, então deixar uma forte impressão na imprensa e na mídia poderia ser um grande começo. Vou investir meu pensamento criativo na parte visual da performance também. Vou tentar, em primeiro lugar, fazer algo divertido e atraente para o público, mas também vou oferecer uma boa música!

5) MRKTV está buscando músicas. Que tipo de música você acha que é a certa para o Eurovision? Que características vocês estão procurando?

R: Os vencedores do Eurovision sempre foram únicos. Assim, o truque é encontrar a simbiose perfeita de um sucesso comercial e temperá-lo com algo incomum, algo notável. Isso é o que eu procuro em minha potencial canção. É muito importante para mim estar confortável com a música, para que eu possa me concentrar no palco e dançar também.

6) Você segue o Eurovision? Para você, quais são os pontos positivos e os não tão positivos do festival?

R: Eu acompanho o Eurovision, principalmente quando era criança. Eu e meus amigos costumávamos assistir juntos todos os anos. A melhor parte do festival é, naturalmente, a música, toda a experiência de áudio e vídeo.

Quanto aos pontos não tão positivos, só posso falar da experiência do meu país até agora. Acho que os artistas macedônios merecem mais apoio em casa, independente do resultado. Afinal, eles realmente trabalham muito duro e dão seu melhor.

7) Você cantou o hit brasileiro “Ai se eu te pego” durante um festival (Zlatna Bubamara). Como você decidiu cantar essa música? Quais dificuldades você encontrou em cantar em português?

R: Devo mencionar que passei quase duas semanas em Figuera da Foz, Portugal com meu coral e aprendi algum português básico? 🙂

“Ai se eu te pego” foi um grande sucesso na época. Então, os organizadores decidiram que eu deveria interpretar essa música junto com outro participante no Macedonian Idol. Para ser honesta, eu não enfrentei nenhuma dificuldade particular ao aprender a canção. Eu apenas repeti a letra da mesma maneira que o Michael Teló pronunciava. Espero ter feito bem. 🙂

Jana Burčeska8) Além de “Ai se eu te pego”, qual é a primeira coisa que vem para à sua mente quando dizemos Brasil? O que mais você sabe sobre nós?

R: Minha primeira e favorita associação com o Brasil é minha amiga Juliana, que é brasileira. Nós nos conhecemos em San Diego durante este verão e tivemos um tempo maravilhoso juntas! Ela é a alma mais linda que conheci e me ensinou muito sobre como manter a atitude positiva em relação à vida. Uma pessoa muito, muito inspiradora. Ela sempre diz a todos que eu nasci no Brasil e graças a essa garota, eu aprendi um pouco de português! “Não mais segredos! Olá eu sou Jana. Eu nasci no Brasil! Eu amo mea amiga brasilera!” E o meu dizer favorito – “Bejio no ombro!” 🙂

Eu também tive a oportunidade de provar algumas comidas brasileira em um restaurante no centro de San Diego chamado Fogo de Chão e eu amei como eles continuavam trazendo comida para a mesa sem que nós precisássemos pedir! Porco, carne, cordeiro, frango, eles trouxeram todos os alimentos que você poderia desejar! E bananas fritas para a sobremesa, é claro!

Outras associações muito populares sobre o Brasil são o futebol e o Carnaval, mas já os encantei com meus conhecimentos brasileiros. 🙂

9) Envie uma mensagem para os fãs brasileiros.

R: Amigos brasileros muito obrigada! Mantenham-se positivos, saudáveis e felizes! Escutem boa música, amem as pessoas e estejam sempre cercados de boa companhia! Aproveitem a vida ao máximo, sejam justos e honestos, e o melhor ainda está por vir! <3


A equipe do ESCPedia deseja a Jana Burčeska muita sorte nessa empreitada eurovisiva e aguardamos ansiosamente por sua canção!

Fonte: ESCPedia
x Close

Curta nossa página no Facebook